As Obnubiladas

obnubilar. [Do lat. obnubilare, 'cobrir como nuvem'.] V. t. d. 1. Obscurecer, escurecer. 2 Med. Produzir obnubilação em. P. 3. Pôr-se em trevas; obscurecer-se.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Machado de novo

Gosto de Machado de Assis porque ele escrevia coisas, no século retrasado, que se adequam a tempos de sempre. Uma das coisas que acho mais legais que ele escreveu é essa aqui, o resumo irretocável da vida:

"Enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo, mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida."

Acho que esse raciocínio também vale para a vida individual: se tudo fosse bom para a gente o tempo todo, não seria isso meio cansativo? E resta sempre o consolo: lágrimas e soluços não duram para sempre, porque, para a vida se equilibrar, é preciso que depois delas venham também as polcas e sarabandas.

Posted by Nani

3 Comentários:

  • Às 29 outubro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

    oi! cheguei aqui pelo blog da mari. adoooooro esse primeiro trecho de machado
    vc tá bem?

     
  • Às 29 outubro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

    quem deixou o comentário fui eu, a Lu!!!

     
  • Às 29 outubro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

    eita.. oi... aqui, tudo indo! e vc? mari disse que vc estava no japão. voltou? e ainda tem blog?
    (o meu eu tinha matado, e ressucitei, hehe)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial